quarta-feira, 24 de março de 2010

OAs fazem balanço do Telecurso TEC em Minas


OAs fazem balanço do Telecurso TEC em Minas
23/03/2010
Por Agência Palavra-Chave
Entrevistados após o 1º Encontro de Formação no estado, Tênnica Mendes e Edmar de Almeida contam o que pensam, hoje, sobre a metodologia e o futuro do projeto
Sete meses após o 1º Encontro de Formação de Orientadores de Aprendizagem do PEP EJA, que utiliza a metodologia do Telecurso TEC em Minas Gerais, Edmar de Almeida avalia: “a metodologia SOS deveria ser obrigatória no ensino tradicional, principalmente no aspecto da sensibilização”.

A crença na eficácia deste modo de trabalho existia antes mesmo do professor de Matemática lecionar Administração de Empresas em Divinópolis – na TEC Sala da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira.

Já a liberdade de envolver o aluno na construção do conhecimento e das aulas em si, ele diz, foi uma realização pessoal conquistada como Orientador de Aprendizagem.


O projeto tem me motivado a permanecer ensinando. A aula em ‘U’, criticada no ensino regular, é rotina no TEC. Pontos de vista pessoais que eu defendia agora estão no meu dia a dia, como ter o aluno como parceiro, amigo, e não como trabalho”, revela Edmar.

Ao fazer um balanço dos primeiros meses de atuação no PEP EJA, ele ressalta a importância do que aprendeu na formação continuada.

Uma dessas habilidades é conseguir que os alunos se motivem, avaliem a própria performance e sugiram as atividades que vão desenvolver, como ocorre nos seminários. Um tipo de participação que, para o OA, seria interpretada apenas como “uma pressão a mais” na rotina tradicional de ensino.

“É comum os alunos comentarem: ‘Parece mais fácil aprender com você’. Na verdade, eles gostam é do método onde podem usar suas vivências e mágoas para superar obstáculos e se livrar do paradigma dos 60 pontos”, acredita Edmar.

Estímulo à leitura e à pesquisa na web

Ensinar alunos que trabalham à noite em fábricas, que têm família e cuja idade varia entre 19 e 60 anos é um dos desafios de Tênnica Mendes, OA de Administração Empresarial em Poços de Caldas (na foto, à direita).

Assim como Edmar, ela incorporou a preocupação em sensibilizar e relaxar seus alunos. Com música, poemas e muita conversa, consegue manter a ansiedade da turma sob controle e transmitir segurança em momentos críticos, como o período de provas.

“Meu grupo não tinha a autoestima elevada. Alguns enfrentaram a descrença dos próprios filhos, que questionaram o porquê da volta à escola. Há ainda o nervosismo, a dificuldade em lidar com o tempo limitado para os exercícios e as deficiências de interpretação”, enumera Tênnica.

A experiência como professora de Português no Ensino Médio e a realização das dinâmicas e leituras coletivas sugeridas pelo TEC, porém, estão ajudando a OA a virar este jogo. Com o tempo, os alunos perderam a resistência às apresentações orais, estão mais unidos e menos tímidos.

“O aluno de hoje lê, mas não compreende, não contextualiza. E o livro é todo baseado em interpretação. Por isso, procuro ensiná-los a gostar de ler, a ter curiosidade, a ampliar seu vocabulário e acompanhar as notícias para entender por que o que acontece no mundo afeta a vida deles no Brasil”, diz.

Para ajudá-los a encontrar estas informações na web, ela criou um blog, onde posta alguns dos textos extraclasse que seleciona. A intimidade cada vez maior com as ferramentas virtuais de trabalho também é fruto da vivência no Telecurso TEC e da relação próxima com seu Coordenador de Aprendizagem, Daniel Valadares.

“Ele é extremamente atencioso conosco. Como OA, eu também tinha receio de errar, mas encarei a entrada no projeto como um desafio para meu crescimento”, conta Tênnica, ressaltando o interesse em interagir mais com outros professores no Ambiente Virtual.

Edmar também sugere melhorias para o Telecurso TEC. “Existe uma ansiedade nos alunos gerada pela incerteza de usufruírem do curso em suas vidas. Penso que uma política de estágios seria bom para complementação”, opina.

3 comentários:

  1. E obrigatorio o estagio ou não é mesmo que não seja se o aluno quiser fazer pode?eo que ele deve fazer??

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Tênnica....seu Blog está bombando heimmm!!! Parabéns pela iniciativa...abrç

    Giseli Lucas
    SRE Poços de Caldas

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Professora Tênnica
    é o Dudu..
    queria te dizer que vc é uma ótima professora, haha..
    Te Amo muito
    bjs
    de seu aluno
    Eduardo 1*C

    ResponderExcluir